Eventos

I Implanta TISS - Prestadores e Operadoras em direção à padronização

A Comissão de Estudo Técnico TISS (CET-TISS) coordenada pela Sra. Daiane Maciel (Coordenadora de Sistemas do S.P.A. Saúde - Sistema de Promoção Assistencial), que tem como objetivo estudar o padrão TISS em seus aspectos mais técnicos, tanto na área de T.I, quanto de processos, sugerindo alterações à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e colaborando com os trabalhos realizados pelo COPISS, realizou no final de outubro de 2008, nos dias 30 e 31, no Centro de Convenções Rebouças na cidade de São Paulo, o I Implanta TISS – Prestadores e Operadoras em direção à padronização, evento que reuniu várias entidades do mercado de saúde, entre operadoras e prestadores, para discutir o padrão TISS, sua implantação, suas experiências, trocar informações e principalmente mostrar ao mercado que para a Troca de Informações em Saúde Suplementar dar certo no país, é preciso a união de todos os atores envolvidos em mais este processo na área da saúde.

O evento contou com o apoio da ANS, que esteve presente nos dois dias do evento, com sua equipe ligada ao TISS, ministrando palestras e participando das discussões com operadoras e prestadores, além de outros membros da Agência que vieram prestigiar a iniciativa.

I Implanta TISS

A idéia do evento surgiu dentro da própria Comissão de Estudo, através da iniciativa dos próprios prestadores de serviços e operadoras que participam da CET-TISS, que sentiram a necessidade de promover um evento para conscientizar o mercado que a união entre os atores envolvidos na TISS é essencial para o sucesso de sua implantação.

Daiane Maciel abriu o evento apresentando a Comissão e agradecendo a presença de várias entidades do mercado de saúde. Em seguida, houveram várias apresentações, palestras e debates sobre a TISS

I Implanta TISS

O I Implanta TISS teve um público dividido em operadoras de planos de saúde, prestadores de saúde como Hospitais, Clínicas, Laboratórios e empresas de software e conectividade. Com cerca de 160 pessoas diárias, o evento foi bastante dinâmico e trouxe muito conhecimento e troca de experiências entre os participantes.

O SPA esteve presente em vários momentos do evento, como participantes e palestrantes, e ainda disponibilizou sua Unidade Móvel, voltada ao seu Programa de Promoção à Saúde, para que os participantes do evento pudessem passar por exames de pressão e massa corpórea, como forma de apoio a iniciativa do evento.

I Implanta TISS

O SPA – Saúde apóia este tipo de iniciativa, já que está muito envolvido em processos de padronização de seus fluxos de informações e de sua área de T.I., e acredita que este tipo de evento é uma forma de difundir conhecimentos e trocar experiências muito importantes para o êxito das implantações da TISS.

Palestras importantes

O evento procurou diversificar os temas das palestras focando em diversas áreas, como Tecnologia (WEB Services), Segurança e Sigilo da Informação na TISS, Impacto Sócio-econômico da implantação do padrão, Experiências de implantação, Conscientização e Necessidades para o mercado e a visão de órgãos envolvidos como Conselho Federal de Medicina (CFM) e a própria ANS.

Clique aqui para baixar as palestras do evento.

Outras edições do evento

O I Implanta TISS foi um sucesso, de público e de crítica, muitas pessoas e entidades solicitaram que eventos como este pudessem ocorrer com mais freqüência, inclusive, em mais estados do país, e a Comissão de Estudo Técnico TISS entende que isso realmente é necessário para o fortalecimento do padrão TISS, que em sua opinião só trará benefícios ao mercado de saúde, como agilidade de processos, segurança, sigilo e confiabilidade na troca da informação em saúde e diminuição de custos. Neste sentido a ANS já sinalizou que continuará a apoiar este evento onde quer que ele aconteça, desta forma, podemos esperar certamente por próximas edições do I Implanta TISS – Prestadores e Operadoras em direção à padronização.

Patrocínios e apoios institucionais

A filosofia da Comissão de Estudo Técnico TISS não é financeira, e sim de difusão do conhecimento e a troca de experiências, e neste sentido, procuramos patrocinadores apenas para garantir a parte de alimentação e de materiais de divulgação do evento. Como apoio institucional procuramos contar com as próprias entidades que participam de nossa comissão, e entidades de classe que muito bem representam nossos propósitos e interesses.

Agradecimentos especiais

Nós da Comissão gostaríamos muito de agradecer aos patrocinadores e apoiadores do evento, em especial a Orizon Conectividade, Diagnósticos da América e UNIDAS pelos patrocínios que ajudaram o evento a ser um sucesso. Outro agradecimento muito especial a Fundação Faculdade de Medicina – Hospital das Clínicas, que além de muito contribuir com as discussões dentro da CET-TISS através de seus participantes, ainda gentilmente nos cedeu o espaço do Centro de Convenções Rebouças para que o evento pudesse ocorrer.

Agradecimento muito especial também ao S.P.A. Saúde - Sistema de Promoção Assistencial (SPA – Saúde), que além de apoiar desde o início as atividades da nossa Comissão ainda para este evento forneceu o site para as inscrições, e ainda enviou sua Unidade Móvel e sua equipe para exames de pressão e Massa corpórea, como forma de contribuição ao evento.

E às pessoas especiais da nossa Comissão que se dedicaram e fizeram de tudo para que o I Implanta TISS fosse um sucesso !

O nosso muito obrigado a todos eles !

I Implanta TISS

O pessoal que cuidou da Secretaria do evento, todas participantes da Comissão e que contribuíram de coração para a realização dele. (Cristiane Duarte (Alvorecer), Lúcia Gorete (SEMESP), Leila Khouri (Evaltec)